Este é um blog, elaborado para expor nossos trabalhos, nossos textos e assim, mostrar um pouco mais de cada um, a forma como cada um se expressa. Este é o meu blog, onde em cada texto que foi escrito, conhecimentos foram adquiridos. Espero que gostem !!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Redação 6

Redação 5

       Tema (2) Formar cidadãos conscientes é tarefa de toda a sociedade, através de suas instituições sendo a escola uma influente instituição, cabe a ela contribuir para essa formação.


                                           Escolha a consciência!

         Já diziam os antigos, “um homem sem consciência é um homem sem alma”. Para exercer consciência uma pessoa precisa de uma base, sendo as duas maiores, a escola e a família. A sociedade, por sua vez, tem papel fundamental na formação de um cidadão.
         É em casa que se começa a produzir uma boa educação, obtêm-se a consciência critica conforme os anos de aprendizado e convívio com quem já a tem. Na escola aprende-se de forma mais teórica a ser um cidadão deliberado. Porém, muitas vezes, a escola acaba fazendo o papel da própria família, formando um ser melhor educado e mais crítico.
         Quem cobra a consciência e a põe em pratica é a sociedade, cobra de diversas formas, pois formar indivíduos conscientes é tarefa de todos. As pessoas são influenciáveis, por este e outros motivos é que se é necessário ter uma boa base.
         Num mundo tão violento e numa sociedade tão complexa, é realmente fundamental ter uma perspectiva crítica, para fazer as escolhas certas e ser alguém competente, que esteja ciente dos seus atos e dos problemas da sociedade. A escola e a família contribuem para esta formação.   





Redação 4

            A partir da leitura da tira de Quino, produza um texto falando sobre a distorção de valores na sociedade contemporânea. 



                                               O agora e o antigamente.

          Critica-se muito a educação de crianças e adolescentes hoje em dia, o agora e o antigamente têm muita diferença. Não digo num passado tão distante, mas um tempo suficiente para grandes transformações.
            Eu pergunto: As crianças ainda são as mesmas? Elas ainda gostam de sair nas ruas para brincar com as outras crianças? Talvez elas prefiram a TV, o computador... Mas será que é só isso que influencia a mudança desses seres?
            Desde que nascem as crianças já são influenciadas a serem competitivas, com o intuito de querer ser alguém na vida. Isso é bom, mas somente até a hora que começa a falta de respeito. Os adultos não têm mais a autoridade que tinham e professores, não são mais respeitados como antes.
            Por um lado as crianças amadurecem mais cedo, pois, diante de tanta tecnologia, elas têm que aprender as tantas funções dos computadores e outras coisas. Querem fiar informadas de tudo, saem mais cedo, namoram mais cedo... Porém, por outro lado, não desenvolvem mais caráter, inteligência, vontade de trabalhar e pensar como antes, pois os computadores fazem tudo por elas.
            Sedentarismo é comum. Deixam de lado as bicicletas, pois um carro é mais pratico, mais confortável e nem precisa de esforço físico, não é mesmo? Tornam-se meio “anti-sociais”, soa meio estranho, irônico, mas é a pura verdade, vivem em função da tecnologia, deixam de lado muitas vezes de ter relações sociais.
            As pessoas não se respeitam mais, são individualistas, quase sempre egoístas, as famílias se desestruturam pela rebeldia dos filhos, a falta de respeito e imaturidade, comparando com antigamente, houve uma séria inversão de valores, quase nunca levada a discussão, pois é cômodo deixar como está. Viu só, mais um exemplo dessa inversão.
            As crianças que estão se formando agora serão os profissionais do futuro, a sociedade depende delas. Mas que profissionais serão essas pessoas que faltam com respeito, que só pensam em tecnologia, drogam-se e são individualistas? Pense nisso! 


  

Redação 3

             Em nosso dia a dia, inúmeros acontecimentos passam despercebidos por nós. Alguns deles, entretanto, analisados sob diferentes pontos de vista podem se tornar simplesmente fantásticos. Seu texto deverá versar sobre este tema. Para isso, análise as imagens a seguir.    

                                                          
                               lugarzinhomeu | (...)

                                             Simplesmente o simples.

            Você já parou para apreciar as coisas simples da vida? Quantas vezes você agradece por essas coisas simples? Não pensamos muito sobre isso, pois estamos cansados devido ao corrido dia a dia.
            Muitas vezes nos pegamos rindo sozinhos por vários motivos, mas quase sempre é pelas coisas simples, mas que para nós torna-se simplesmente um motivo suficiente para nos levar a sorrir. Pode ser só pelo fato de viver, por lembrar-se de algo, ou até por alguém especial.
            Existem tantas coisas que acontecem em nossas vidas que passam despercebidas, ou não damos um valor real a elas, para uns, é somente uma flor, é somente um cachorrinho, e somente um casulo. Mas, para outros, é uma flor que pode completar um jardim, é um animal que faz parte da família, e um casulo que pode ser a mais linda borboleta.
            Às vezes são as coisas simples que fazem toda a diferença, são os pequenos gestos que podem mudar uma vida. Comece um novo dia com um sorriso no rosto, agradeça e faça do simples o simplesmente.

Redação 2

               Produza um texto reflexivo falando sobre o amor e os relacionamentos amorosos em pleno século XXI



                                   Século XXI e seus relacionamentos

               A arte de se relacionar está cada vez mais complexa, apesar de ser algo comum atualmente. Vários fatores estão complicando e mudando  as relações. A internet, suas tecnologias, o mundo e suas diárias transformações são alguns desses fatores.
            Com a facilidade de comunicação na internet, as pessoas se conhecem mais rápido, envolvem-se com mais facilidade. Mas assim como é melhor para se relacionar, esses relacionamentos acabam mais rápido por diversos motivos, sem contar que, em um site de relacionamento, as pessoas podem expor informações falsas, ou se expor demais causando uma série de problemas que influenciam nos relacionamentos.
            A rotina não agrada mais as pessoas, elas querem coisas novas, diferentes, mudam de opinião, de gostos e amores com uma facilidade incrível. Antigamente uma mulher era para casar, e viver até o fim com seu marido, hoje nem casam mais. Mas não falo só de casamento e amor, falo de amizade também. As amizades mudaram, é difícil um amigo verdadeiro. Muitos são apenas por interesse.
            As pessoas não têm opinião própria, a mídia influencia muito, ou seja, os relacionamentos não são mais os mesmos. A forma de demonstrá-los também mudou, porque o mundo está em constante transformação e nós também. A cada dia que passa mudam algumas coisas, e sempre será assim.


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Redação 1


        Ao consultar a memória do paladar, que encontros e desencontros você recupera? Redija um texto sobre a sua experiência de infância, levando em conta a associação entre comida e relações afetivas.             

the vintage city in tumblr


                                Memória do paladar.

            Sempre que nos deparamos com uma comida, nosso paladar é aguçado. Podendo nos trazer informações sobre a comida, boa ou ruim.
            A comida me lembra muitas coisas, os churrascos de sexta-feira a noite e os domingos, ao meio dia. Lembram-me a união da minha família. Na sexta feira, ainda é um jantar pequeno, poucos pratos, só quatro pessoas, meus pais, meu irmão e eu. É assim desde sempre e me traz ótimas lembranças.
            No domingo era sempre casa cheia, os irmãos da minha mãe e meus avós, Depois do almoço uma ótima sobremesa.
            Não só o churrasco me traz boas lembranças, almoços na casa da avó não tem igual. O macarrão era o melhor que já comi. Pena que minha avó está um pouco distante da família, mas sempre que surge uma oportunidade, eu ligo para ela e peço para fazer o macarrão.
            Minha outra avó faz bolacha, muitas vezes estou passando em frente a uma padaria, me dá vontade de comprar uma bolacha caseira, pois minha avó mora muito longe e é raro fazer bolacha, mas nenhuma se compara a dela.
            As lembranças que tenho são ótimas, é triste que algumas coisas não voltam mais. Mas o que importa são os almoços com a família que ainda fazem parte da minha vida e me trazem as melhores lembranças de uma infância perfeita.