A partir da leitura da tira de Quino, produza um texto falando sobre a distorção de valores na sociedade contemporânea.
O agora e o antigamente.
Critica-se muito a educação de crianças e adolescentes hoje em dia, o agora e o antigamente têm muita diferença. Não digo num passado tão distante, mas um tempo suficiente para grandes transformações.
Eu pergunto: As crianças ainda são as mesmas? Elas ainda gostam de sair nas ruas para brincar com as outras crianças? Talvez elas prefiram a TV, o computador... Mas será que é só isso que influencia a mudança desses seres?
Desde que nascem as crianças já são influenciadas a serem competitivas, com o intuito de querer ser alguém na vida. Isso é bom, mas somente até a hora que começa a falta de respeito. Os adultos não têm mais a autoridade que tinham e professores, não são mais respeitados como antes.
Por um lado as crianças amadurecem mais cedo, pois, diante de tanta tecnologia, elas têm que aprender as tantas funções dos computadores e outras coisas. Querem fiar informadas de tudo, saem mais cedo, namoram mais cedo... Porém, por outro lado, não desenvolvem mais caráter, inteligência, vontade de trabalhar e pensar como antes, pois os computadores fazem tudo por elas.
Sedentarismo é comum. Deixam de lado as bicicletas, pois um carro é mais pratico, mais confortável e nem precisa de esforço físico, não é mesmo? Tornam-se meio “anti-sociais”, soa meio estranho, irônico, mas é a pura verdade, vivem em função da tecnologia, deixam de lado muitas vezes de ter relações sociais.
As pessoas não se respeitam mais, são individualistas, quase sempre egoístas, as famílias se desestruturam pela rebeldia dos filhos, a falta de respeito e imaturidade, comparando com antigamente, houve uma séria inversão de valores, quase nunca levada a discussão, pois é cômodo deixar como está. Viu só, mais um exemplo dessa inversão.
As crianças que estão se formando agora serão os profissionais do futuro, a sociedade depende delas. Mas que profissionais serão essas pessoas que faltam com respeito, que só pensam em tecnologia, drogam-se e são individualistas? Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário