Tema (2) Formar cidadãos conscientes é tarefa de toda a sociedade, através de suas instituições sendo a escola uma influente instituição, cabe a ela contribuir para essa formação.
Escolha a consciência!
Já diziam os antigos, “um homem sem consciência é um homem sem alma”. Para exercer consciência uma pessoa precisa de uma base, sendo as duas maiores, a escola e a família. A sociedade, por sua vez, tem papel fundamental na formação de um cidadão.
É em casa que se começa a produzir uma boa educação, obtêm-se a consciência critica conforme os anos de aprendizado e convívio com quem já a tem. Na escola aprende-se de forma mais teórica a ser um cidadão deliberado. Porém, muitas vezes, a escola acaba fazendo o papel da própria família, formando um ser melhor educado e mais crítico.
Quem cobra a consciência e a põe em pratica é a sociedade, cobra de diversas formas, pois formar indivíduos conscientes é tarefa de todos. As pessoas são influenciáveis, por este e outros motivos é que se é necessário ter uma boa base.
Num mundo tão violento e numa sociedade tão complexa, é realmente fundamental ter uma perspectiva crítica, para fazer as escolhas certas e ser alguém competente, que esteja ciente dos seus atos e dos problemas da sociedade. A escola e a família contribuem para esta formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário